quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

gueixas: preparadas para servir {idun}





Gueixa “pessoa de artes” são mulheres japonesas que estudam a tradição milenar da arte da sedução, dança e canto.
Diferentemente do que se pode pensar no Ocidente, as gueixas não são prostitutas. Elas são mulheres treinadas para entreter homens poderosos por meio da arte e da beleza.No entanto, durante a Segunda Guerra Mundial algumas gueixas se tornaram prostitutas, o que também prejudicou a imagem delas, deturpando o conceito. As gueixas eram muito comuns nos séculos XVIII e XIX, atualmente nos dias de hoje são em menor número.
Os trabalhos de uma gueixa pode parecer simples:descontrair os clientes. Porém é muito mais que isso. Elas precisam ter carisma para executar tarefas como servir saque com movimentos encantadores, executam com perfeição o ritual da cerimônia do chá. A música está entre as outras especialidades dessas mulheres.
Desde cedo, elas aprendem a tocar pelo menos um dos instrumentos característicos da sua música, chamada Kouta. O espetácula mais esperado é o show no qual elas dançam um balé fascinante.
Diante de tanta beleza, é natural que alguns clientes tentem maiores intimidades com as moças. Nesse caso, elas impõe seus limites sem serem desagradáveis. Mesmo no Japão, as gueixas são um mistério. Elas vivem um universo restrito a uns poucos privilegiados. Apenas empresários e políticos poderosos e artistas de renome podem desfrutar a companhia delas. O interessado pode ter muito dinheiro, mas não será aceito em uma casa de chá se não for apresentado por alguém que já faça parte deste mundo.
Vale apena ler mais sobre esse mundo interessante das gueixas, eu já ia me esquecendo de citar o filme ” Memórias de uma gueixa ” é muito bom vale á pena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário